Com o plano de retomada as atividades comercias veja proposta de protocolo da ABEST.

Conforme o decreto e a flexibilização da quarentena, alguns já estão retomando a suas atividades comerciais. A ABEST preparou uma proposta de protocolo,  para a adaptação e orientação  das marcas de moda no período de retomada.

A prefeitura ainda analisará a proposta junto às Secretarias de Desenvolvimento econômico, Trabalho e Saúde.

Confira agora a proposta da ABEST

INTERAÇÃO COM O CONSUMIDOR 

LIMPEZA

  • Disponibilizar álcool gel na entrada e no interior das lojas.
  • Limpar e desinfetar objetos de uso regular e superfícies. As máquinas de cartão devem ser higienizadas na frente do cliente antes de sua utilização e envelopadas em plástico.
  • Disponibilizar soluções para a limpeza dos sapatos na entrada da loja.
  • Retirar serviços e amenidades que retardem a saída do cliente da loja.
  • É importante que o protocolo de higiene adotado seja comunicado claramente, trazendo o máximo de segurança ao cliente.
  • Considerar manter os provadores fechados, ou assegurar o distanciamento entre as cabines com higienização regular dos provadores e produtos.
  • Considerar algumas soluções possíveis para os produtos a serem provados que incluem o armazenamento dos produtos, a utilização de produtos tecnológicos que matam o vírus ou uso de steamers em alta temperatura.
  • Recomendamos investir em displays de vidro ou acrílico, que destaquem o produto e facilitem a sua higienização, além de recursos visuais como vídeo ou imagens que mostrem o seu uso. Caso haja experimentação, tudo o que o cliente for tocar deverá ser higienizado.

COMUNICAÇÃO

  • Comunicar de forma clara, através de recursos audiovisuais, nos espaços físicos e até nas mídias sociais, os protocolos de higiene adotados pela marca, bem as orientações um atendimento seguro nas lojas.

DISTANCIAMENTO

  • Limitar o número de consumidores dentro da loja, assegurando de que fiquem em uma distância mínima de 1,5m entre outros clientes e/ou colaboradores.
  • Sempre que possível, promover o autosserviço

HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO

  • Operar em horário reduzido, conforme orientação das autoridades, além de estudar a possibilidade de um período para atendimentos agendados. Uso das máscaras
  • Uso de máscara obrigatório para clientes e colaboradores.
  • As máscaras de tecido deverão ser de dupla camada e deverão ser trocadas a cada 2 horas ou sempre que estiver úmida. Após utilização deverá ser armazenada em saco plástico vedado para retorno ao domicílio para lavagem posterior e passar com ferro quente em alta temperatura.
  • as máscaras descartáveis devem ser confeccionadas em TNT e podem ser descartadas em lixo comum.
  • Todas as máscaras devem ser retiradas pela lateral, sem contato com a parte da frente.

COLABORADORES 

  • Fazê-los se sentirem seguros com uma comunicação clara e fornecimento de equipamentos de higiene e segurança (álcool gel, máscaras e/ou luvas)
  • Afastar colaboradores em grupo de risco e reduzir a quantidade de colaboradores na loja, adotando escalas.
  • Evitar o compartilhamento dos itens pessoais, como computador, telefone fixo e celular. Caso haja a necessidade de compartilhar, higienizar antes e depois do compartilhamento com Álcool em Gel ou Álcool 70%.
  • Realizar checagem de temperatura e de bem-estar na chegada e saída do trabalho. Caso o trabalhador apresente sintomas
  • Comunicar imediatamente o seu gestor para imediato afastamento do convívio coletivo. Seu retorno só deve acontecer após autorização médica.
  • Recomenda-se o afastamento por 14 dias de toda equipe que tenha tido contato direto com o colaborador.

( Informações e proposta tirada do site oficial da ABEST)

Fontes : ABEST http://www.abest.com.br/abest/abest

Vogue: https://vogue.globo.com

http://concept.com.br/a-volta-do-comercio/
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