DE OLHO EM 2018

Tendências comportamentais para este ano

Todo ano uma série de novos assuntos surgem, alguns deles tornam-se relevantes, outros passageiros e outros ainda desencadeiam novos comportamentos, fazendo-nos notar a constante mudança que a sociedade sofre.

Tudo isso, se observado com cuidado, nos faz entender o consumidor e tentar prever uma necessidade que ele possa vir a ter em um futuro próximo.

O Facebook, todo ano lança um relatório chamado “The Annual Topics & Trends Report from Facebook IQ”, que prevê os principais tópicos a serem abordados no ano de acordo com dados analisados na rede social. Também, o site TrendHunter, especialista em tendências, além de constantemente fornecer informações de inovações de mercado em diversas áreas, lança um relatório chamado “Trend Report”.

Separamos alguns dos principais para você ficar de olho e se for empreendedor, investir e inovar no seu negócio.

Tamanho único não veste ninguém  

As pessoas já entendem que as imagens da mídia são manipuladas e estão cada vez mais dando preferência a marcas que ressaltem a beleza real dos corpos.Campanhas celebrando as diversidades estão sendo cada vez mais bem vistas.

Empodeiramento feminino

O assunto que já era um dos mais falados em 2017, esse ano só tende a crescer. Além da celebração das diferenças como citado no item anterior, as marcas também estão apostando em retratar as mulheres de uma forma diferente, como a Skol por exemplo, que sempre sexualizou a mulher em suas campanhas , agora  mudou de lado e se reinventou.

Decisões direcionadas

Você já deve ter notado que a entrega de produtos em caixas em casa cresce cada vez mais. Isso se deve a um comportamento do consumidor de não querer ter o peso da decisão de compra, mas por outro lado quer coisas que atendam suas necessidades.

Com as inúmeras opções que o mercado dá de um produto, ele prefere empresas que já façam as escolhas para ele. Procura por praticidade e simplicidade nas compras.

Festas Antissociais

Em contrapartida ao que seria o propósito principal das mídias sociais, um efeito contrário vem nascendo e faz com que as pessoas fiquem mais isoladas. Isso pode ser visto no surgimento da promoção de jogos de tabuleiro que envolvem álcool, convidando o consumidor a ficar em casa ao invés de ir a uma festa e conhecer novas pessoas.

Obsessão pela saúde

Que a vida fitness está ganhando mais adeptos, já sabemos. Mas, esse comportamento está atingindo um novo nível.  Hoje, consumidores não estão procurando apenas por descanso quando planejam suas férias, eles priorizam produtividade e auto aperfeiçoamento. Um bom exemplo são os apps para corredores direcionados para quem quer correr em uma nova cidade sem se perder.

Vero

A nova rede social lançada em julho de 2015, está fazendo barulho e alguns dizem que irá substituir Facebook e Instagram. Ela promete posts em ordem cronológica, fim de anúncios e evitar que o algoritmo tome conta do seu feed . Será que vai pegar?

Se ficou interessado em saber de mais tendências como essas, o vídeo abaixo , em inglês, resume 20 das principais do ano de 2018 e também, o relatório do Facebook é de download gratuito. Só clicar!  

The Annual Topics & Trends Report from Facebook IQ

Fontes :Trendhunter.com, marketingdeconteudo.com.br e Facebook Trend Report