FASHION JOBS

Confira as carreiras de trabalho da área de moda

A indústria da moda é uma das que mais emprega no país e, atualmente, existem diversos caminhos de carreira para seguir na área que vão muito além das capas da revista Vogue e ou do glamour dos desfiles internacionais das semanas de moda. Preparamos esse post para contar um pouquinho mais sobre as direções profissionais nessa área tão querida por todos nós, confira!

  • Design e estilismo – com certeza, a carreira mais conhecida e associada com moda, esse campo reúne todos os profissionais responsáveis por criar coleções temáticas de produto de cada estação e que acompanham todo o processo de desenvolvimento dos produtos que podem ser roupas, sapatos, acessórios, estampas, tecidos, entre outros.
  • Negócios da moda – esta categoria já abrange a parte mais administrativa da indústria e oferece uma visão panorâmica do negócio desde a produção até a comercialização do produto. Conhecer bem o público-alvo e investir em gestão e marketing são diferenciais para profissionais desse ramo.
  • Compras – uma das áreas mais concorridas pelos altos salários, o profissional nessa categoria fica a cargo das compras de tecidos, aviamentos e demais itens necessários para produção do produto final.
  • Visual merchandising – o foco principal do visual merchandiser é local de venda, onde ele elabora estratégias que melhorem a experiência do consumidor e que vão muito além de vitrines atrativas e super estilizadas.
  • Produção de moda – os produtores são os profissionais por trás dos desfiles, campanhas publicitárias, editoriais, ações para lançamento de coleções, dentre outros eventos. Eles selecionam, contratam e coordenam modelos, fotógrafos, maquiadores, figurinistas, entre outros.
  • Fotografia de moda – o fotógrafo de moda é um dos profissionais mais associados a área depois do designer ou estilista. Além do conhecimento técnico de fotografia, é preciso desenvolver um senso estético apurado e estar constantemente atento às tendências e acontecimentos ao seu redor.
  • Consultoria de imagem – aqui se encontram os famosos personal stylists e personal shoppers, estes indivíduos são especialistas em estudar o perfil do cliente e ajuda-lo a definir o próprio estilo. Eles também oferecem dicas valiosas para que o cliente saiba posteriormente compor seus looks
  • Carreira acadêmica – além de todos esses ramos já citados, ainda existe o campo para quem deseja se aprofundar na área do ensino e possivelmente se tornar professores ou diretores de cursos e fazer parte da formação direta de todos esses profissionais citados acima.

São tantas direções diferentes num mesmo universo que é possível para um profissional da área se reinventar durante sua vida e adquirir novos conhecimentos. Além de tudo, a moda, com sua característica interdisciplinar, pode dialogar com diversas outras áreas de conhecimento e complementar qualquer indivíduo.

Fonte: Grupo Unis, Senac e Guia da Carreira.