FASHION MOBILE

O novo papel das redes sociais no mercado da moda

No início eram apenas uma forma de socialização, achar amigos com gostos em comum, flertar e compartilhar momentos do seu dia a dia. Hoje, além de todos esses papéis, aplicativos como o Facebook e o Instagram tornaram-se grandes ferramentas para o mercado da moda e um grande marketing digital.

Não podemos mais negar que as redes sociais dominam o mercado e são uma das principais formas de chamar a atenção de novos clientes para a sua marca. Imagine se a sua vitrine pudesse se movimentar e emitir som. Se ela pudesse mudar de cor ou contar uma história. Se ela pudesse saltar aos olhos do consumidor todos os dias e responder aos elogios e críticas do cliente. Pois bem, essa poderosa vitrine está na palma da mão de todos.

Desde seu início em 2004, o Facebook passou por muitas transformações até chegar a plataforma que conhecemos hoje, um exemplo dessa inovação ao mercado é o marketplace. Ferramenta adicionada a rede que permite a qualquer usuário comprar ou colocar à venda um produto.

O Instagram também vem aprimorando sua plataforma para atender cada vez mais esse público que vem procurando nele, uma forma de conseguir expor seus produtos, literalmente como uma grande vitrine virtual. Links que direcionam o cliente direto a peça no site de compra, postagens no feed que já possuem informações de preços e como adquiri-lo e claro, transformar tudo em desejos de consumo. Garantindo maior alcance de usuários que poderão descobrir e vivenciar o estilo de cada marca.

Com uma definição de público bem estruturada, é possível conquistar relevância nas mídias com postagens de valor mais conceitual e uma identidade de marca bem estruturada, mostrando seus alcances; busca por um público que seja o perfil da marca em determinadas regiões e principalmente o desempenho de cada publicação. Ajudando as empresas a se consolidarem nesse novo mercado.

Outra forma que vem movimentando o mercado de vestuário são as plataformas de compra e revenda on-line.

Com certeza você já comprou, negociou ou ouviu falar da plataforma Enjoei, correto? Criado em 2009, pela publicitária Ana Luiza McLaren, o Enjoei é um aplicativo de compra e venda de produtos, permitindo que usuários comercializem produtos de que “já enjoaram”. O App ficou famoso por comercializar roupas e acessórios usados por preços bem mais em conta do que os cobrados pelas lojas e sites mais tradicionais.

Lá fora, a febre atual entre adolescentes e jovens é o Depop. Fundado em 2011 por Simon Beckerman, iniciou como uma plataforma onde os leitores da revista PIG Magazine (People In Groove), a qual também é fundador, podiam comprar os itens que apareciam na publicação. Ao perceber o sucesso, Simon relançou o app como um marketplace global.

Cada vez mais as redes sociais vêm crescendo e movimentando o ramo da moda e devem ser pensadas não só como um canal de comunicação, mas sim como uma forma de construir relacionamentos e negócios.

Fontes: FFW, Tech Tudo