FASHION UPCYCLIN

Sustentabilidade na moda e seus desafios 

De uns tempos pra cá, o upcycling e a sustentabilidade estão em alta, e não é pra menos, na atualidade temos conhecimento de que não existem fontes inesgotáveis e portanto se faz necessário repensar o que fazer com o lixo e os resíduos que produzimos. Com o avanço da tecnologia e da ciência, a indústria da moda vem apropriando-se desse conhecimento e reinventando-se constantemente, mas não há correções imediatas em relação à sustentabilidade, toda transformação leva um tempo e quanto antes nos conscientizarmos, mais rápido começaremos a notar as diferenças.

Muitos estudos apontam a indústria da moda como a segunda mais poluente do mundo, em consequência do fast fashion e da produção em massa, resultado do aumento do consumismo e da obsolescência programada. Grandes marcas e grifes de moda já veem tentando reverter esse quadro mudando algumas práticas simples, mas de fundamental importância para sustentabilidade, como o fim do uso de pele animal em suas coleções, a não utilização de qualquer tipo de matéria plástica em suas embalagens e a substituição de cabides e materiais de poliuretano por versões eco-friendly.

Outra boa iniciativa tem sido o uso de materiais orgânicos para produção de suas peças e o investimento na economia circular, apostando na reciclagem das peças não comercializadas em suas lojas. Para quem quiser ter mais conhecimento sobre o assunto seguem duas dicas de documentários e informações : Sustainable Angle e The true cost.

Fonte: Site stylourbano /Vogue/ Terra