FITNESS TREND

Um segmento Promissor

Com a fácil disseminação de informações pelas redes sociais e internet, as quais nem sempre são 100% confiáveis, o mercado fitness tem ganhado cada vez mais adeptos, seja em busca do corpo perfeito ou simplesmente por uma vida saudável.

Segundo a Ebit, empresa que mede a reputação de lojas virtuais, com dados do ano passado, o segmento esportivo e de lazer aparece na sétima posição no ranking de vendas e o de alimento, na nona. Portanto, já dá para ver o quanto esse mercado tem se tornado promissor.

As opções disponíveis são vastas, indo desde alimentação e exercícios até moda e estilo de vida. Dentro do mercado da alimentação, podemos ver restaurantes ou redes de restaurantes especializados em comida orgânica ou então, lojas especializadas em suplementação ou alimentação saudável.

Os exercícios ficam por conta das academias, personal trainers, aulas coletivas e grupos dedicados à prática de uma determinada atividade, além de também, o que não pode faltar hoje em dia, os apps para celular. Pessoas que antes não se identificavam com alguns formatos de treinos vêm aderindo às atividades coletivas como Crossfit e grupos de corrida ou de ciclismo. Este último, benéfico tanto para a saúde quanto para o meio-ambiente.

Os apps para celular possuem praticidade e versatilidade. Além, de serem especializados em exercícios, existem também os que são voltados para alimentação e ainda os que controlam os dois mundos. Isto é, recursos para levar uma vida saudável não faltam hoje em dia.

A parte de moda e estilo de vida, vem ganhando seu lugar com marcas especializadas em tecnologia voltada para a prática de exercícios, tanto no setor de vestuário, quanto no calçadista, que por sua vez, são divulgadas por pessoas conhecidas desse universo, como atletas e blogueiros (as) fitness.

Indo além da famosa corrida de “São Silvestre”, eventos nessa linha também, têm se mostrado bem interessantes e ganhado participantes. Alguns exemplos são a “Bravus Race” , maior corrida de obstáculos da América Latina e o “Monstar Series” referente ao crossfit, também o maior da América Latina.

Por fim, para se ter uma ideia da dimensão desse mercado no Brasil, de acordo com dados de 2017 da Associação Brasileira de Academias (ACAD Brasil), possuímos um número superior a 33.000 unidades registradas e de acordo com a International Health, Racquet & Sportsclub Association (IHRSA), possuímos a quarta maior população mundial que as frequenta. Ou seja, é um setor bastante promissor em nosso país.

Fontes: fitnessbrasil.com.br, iespe.com.br e economia.ig.com.br