MAKE SURREAL

Moda e arte: já ouviu falar de maquiagem surrealista?

Você já ouviu falar de maquiagem surrealista? Quando criatividade e muita inspiração se juntam, a maquiagem deixa de ser acessório para criar visuais incríveis e, neste caso, surreais. Esse é mais um exemplo de quando a moda encontra a arte, inspirada nas obras surrealistas aliadas à maquiagem surge esta estética incomum.

Esse estilo de maquiagem tem se tornado mais popular nos últimos anos, e ele tem como principal referência a vanguarda artística que acredita numa abordagem menos racional e mais voltada para o universo dos sonhos e do inconsciente. Abaixo, segue uma lista de alguns artistas e maquiadores mais consolidados e conhecidos por esse tipo de maquiagem:

  • Mimi Choi (@mimles) – canadense que ficou famosa no Instagram postando suas maquiagens irreais. Ela adora fatiar, cortar e repetir ou duplicar o rosto ou o corpo.
  • Koichi Sonoda (@koichisonoda) – artista brasileiro formado em design de moda, começou com ilustrações inspiradas no surrealismo e as levou para o rosto, com criações impressionantes sempre explorando o inconsciente.
  • Hungry (@isshehungry) – artista interdisciplinar, sua estética é intitulada como ‘distorted drag’ ou ‘drag distorcida’ que se refere a uma vertente incomum no mundo das drag queens. Mora em Berlim e ficou mais conhecida após desfilar na semana de moda de Nova Iorque pela Opening Ceremony e por maquiar Björk para a capa de seu último álbum chamado Utopia.
  • MLMA (@melovemealot) – artista, rapper e fashion designer coreana e residente em Seoul, em seus trabalhos ela costuma desafiar as ideias convencionais de beleza aliando maquiagem e sua alta habilidade em edição de imagens.

Novas estéticas e ideias sempre irão surgir, às vezes chocantes o suficiente para contestar os conceitos de beleza atuais e permitir espaço para uma mudança possivelmente saudável. Não podemos descartar que esse estilo tem aderidos muitos adeptos que copiam ou adaptam os trabalhos desses artistas em si mesmos e que, com certeza, ainda influenciará muitas pessoas ao redor do mundo. E você, o que acha disso tudo?

Fonte: Paper Magazine, Hunger TV, Zupi e Juliana Rakoza.