MUSAS FASHION

Uma seleção de puro estilo

Para uma marca existir, ela deve ter seu público-alvo bem definido. O que por vezes, pode acarretar na adoção de uma musa por parte do estilista, como aconteceu com Givenchy e Audrey Hepburn, Madonna e Jean Paul Gaultier, Yves Saint Laurent e Betty Catroux e entre outras parcerias famosas, que mostraram não só ícones de moda, mas a tradução da moda de uma época.

A moda sempre foi algo mutável, hoje mais rápido do que nunca e destaca-se quem tem um estilo próprio. E é nesse contexto que entram as blogueiras de moda, as quais por meio de fotos de seus looks, geram uma identificação do seu público com seu estilo, conseguindo engajamento e seguidores.

Além das blogueiras, outras mulheres como atrizes, cantoras, modelos e profissionais da área de moda, também seguram o título de Musas Fashion, sendo fotografadas desde eventos em tapetes vermelhos até na rua por paparazzis. Na galeria ao lado, separamos algumas para você conferir e quem sabe, se identificar.

No ano passado fizemos um post, o qual você pode conferir clicando aqui, sobre o boom dos blogs de moda e se seria o fim destes com a busca da Geração Y por mais originalidade. Porém, as blogueiras de moda continuam crescendo com algumas delas lançando marca própria ou estrelando campanhas de grandes marcas.

Mas o que acontece com elas e por que conseguem tanto sucesso?

Como cada uma possui um estilo e fala de assuntos variados podendo ser: moda, maquiagem, organização, receitas, dicas de filme etc , quem gosta desses assuntos e gosta do estilo da blogueira, acaba “seguindo” para poder ter referências na hora de se vestir e estar atualizado quanto ao conteúdo.

Quem se aproveita dessa popularidade gerada, são as marcas, que por sua vez, mandam os famosos mimos e assim fazem propaganda para um público direcionado. Pois afinal, o público é muito mais impactado por uma pessoa que ele acredita ou se identifica, do que por um anúncio em uma revista, por exemplo.

Entretanto, note que uma musa fashion é diferente de um ícone de moda. É preciso tempo e uma série de outras características para ser um ícone, como comportamento e um senso estético único. São eles: Grace Kelly, David Bowie, Jackie O., Coco Chanel, Audrey Hepburn, Twiggy, Costanza Pascolato, Iris Apfel e outros nomes que ao serem ditos, automaticamente são relacionados a uma época e sua aparência.

Por fim, a combinação da popularidade com o bom gosto, seja da própria pessoa ou do stylist por trás do conjunto, ajudam no surgimento de nossas musas, que tanto gostamos de acompanhar. Claro que, por trás de todo glamour há muito trabalho duro e dedicação envolvidos.

Tem alguma que você gosta e não foi citada? Conta pra gente!

Fontes: FFW, Elle Brasil e Steal the Look