VIAGEM AO ORIENTE

Influências asiáticas no mercado de moda mundial

Cada vez mais a moda volta seu olhar para o leste. Nos últimos tempos podemos acompanhar como a cultura asiática foi ganhando destaque por suas belezas e tradições. Uma parcela desse grande destaque oriental, vem do crescimento econômico, tanto como produtor quanto como consumidor, ressaltando sua cultura ao mundo todo. Utilizando desse boom várias marcas e seus designers trazem referências para dar um toque a mais as suas campanhas e coleções. Como é o caso do constante aumento de modelos nas campanhas e desfiles de grandes marcas, como Kenzo, Coach, Louis Vuitton, entre outros.

Para homenagear a cultura japonesa os designers da marca Kenzo, Humberto Leon e Carol Lim, produziram um projeto audiovisual que incorpora música, cinema e moda, para apresentar a coleção, Primavera/Verão 2018 (lançada no começo deste ano). “Yo! My Saint” é uma ode às vivências híbridas asiáticas contemporâneas. Em catarse colaborativa de criativos, a campanha audiovisual da Kenzo mostra que não apenas a representatividade é o cerne da obra, mas apresenta a questão como um caminho histórico da marca. Com direção de Ana Lily Amirpour, o casting é 100% de atores asiáticos — sendo protagonistas Alex Zhang Hungtai, Jessica Henwick e Kiko Mizuhara. Em nove minutos é possível ver referências a filmes como Blow Up (1976), a obra do diretor Wong Kar Wai, e ao New Wave Cinema de Taiwan. Mas o que cativa principalmente é o kistch colorido que marca a Ásia dos anos 90, principalmente o cinema chinês.

 

 

Já a Coach, para divulgação da sua coleção de Inverno 2018, também aproveitou desse crescimento em sua campanha. Um movimento da marca em direção à diversidade racial que tem tido um grande aumento no ramo da moda, chamando assim, mais modelos asiáticos junto as principais atrações da campanha, Selena Gomes, a It-girl Kiko Mizuhara e a atriz chinesa Guan Xiaotong.

Descoberta 2014, em um shopping de Toronto, Fernanda Ly virou queridinha de grandes marcas como Chanel e Louis Vuitton. Chamando atenção com seus traços delicados e seu cabelo cor de rosa, sua carreira como modelo vem crescendo dentro desse ramo. Vem desfilando nas principais semanas da moda internacional, posa para grandes revistas como a Vogue, e claro, dia à dia só aumenta o número de seguidores em seu perfil no Instagram. Podemos dizer que se tornou uma das principais modelos com traços asiáticos atualmente.

A fascinação pela cultura asiática com sua beleza, riqueza de detalhes e tradição continua a influenciar a criação e atua fortemente no mercado fashionista. Assim como todas as culturas tem sua importância, a moda traz de sua forma uma maneira de preservar e ressaltar o belo de cada etnia, trazendo identificação e ao mesmo criando novas propostas!

Fontes: Elle, FFW, Asia.Be